13 jun

Snapchat: a rede instantânea e divertida

Rede social ganhou popularidade por sumir com publicações dos usuários em um dia

Pasta com aplicativos de redes sociais para smartphones. O ícone do Snapchat se repete nos apps do Facebook, Instagram e WhatsApp

O Snapchat, popularmente conhecido como Snap, é uma rede social que vem ganhando muito destaque entre jovens, grandes marcas e celebridades.

Com uma proposta inovadora, pelo menos até há algum tempo, o Snapchat ganhou popularidade rapidamente. Esta rede social permite que você poste fotos com um tempo determinado (1 a 10 segundos), que podem ser enviadas apenas para uma pessoa e que depois de abertas são deletadas do app e do servidor.

Essa ideia começou com Reggie Brown na Universidade de Stanford. A proposta era enviar fotos para garotas sem medo de vazarem na rede e com a ajuda de Evan Spiegel e Bobby Murphy essa ideia tornou-se o Snap.

Com filtros de cachorro, flores, arco-íris, câmera lenta e reversa, não é surpresa que o app esteja na lista dos top 10 downloads na App Store da Apple. Uma plataforma assim inovadora chamou a atenção dos jovens, que estão utilizando-a como nunca. Mas nem sempre foi assim. O Snapchat alcançou seu auge em 2015, com os filtros diversificados e uma opção de chat, facilitando a comunicação entre seus usuários.

O app tem um modo história, que deixa suas fotos ou vídeos expostos para todos da sua lista de amigos durante o período de um dia (My Story). Essa função chamou a atenção de celebridades, que podiam mostrar seu dia a dia quase em tempo real por meio de vídeos e fotos.

Com essa forte visibilidade oferecida por celebridades, a indústria identificou um potencial a ser explorado no app. A próxima atualização do Snap foi incluir uma espécie de mural online onde várias marcas (canais de TV, revistas, etc.) podem divulgar suas principais notícias, aumentando sua audiência.

Recentemente o Facebook tentou comprar o Snapchat, porém não teve sucesso. Por vingança – ou razões que não sabemos – eles plagiaram a ideia do My Story em todas as suas plataformas, provocando uma overdose nos usuários, que logo fizeram vários memes com a situação.

Em linhas gerais, o Snap é uma rede social nova constituída por imagens e vídeos com vida útil de 24 horas, com a intenção de compartilhar momentos rápidos e únicos do dia a dia de seus usuários, disponibilizando recursos diferentes para sua diversão. Se você quer uma plataforma instantânea, divertida e de curta duração, você encontrou o que procurava!

 

Foto de Murillo FernandesMurillo Fernandes

Estudante de Design Gráfico no Centro Universitário Barão de Mauá, viciado em cultura nerd e Marvel.

Este artigo é de responsabilidade de seu autor e não reflete a opinião do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by