16 jun

Redes Sociais: Suas Relações com a Venda de Dados

Como as redes sociais sabem do que você gosta?

Imagem para representar interações em redes sociais e geração de dados: tela de um computador com algumas caixas de texto e imagens no centro, em cima uma nuvem, uma lupa, à esquerda uma engrenagem, um documento em texto, à direita mais algumas caixas de texto e documentos.

Já se perguntou por que, em certas redes sociais, aparece a propaganda certa para você, daquele produto que tanto quer? Ou então, por que estão te bombardeando de anúncios relacionados a algo que você acabou de procurar? Talvez você já tenha percebido esse padrão, porém não sabe como conseguem ter acesso ao que você consome.

Como você deve imaginar, é um fato que as tecnologias digitais já desempenham um grande papel, nos mais diversos setores, na era em que estamos. Seja trabalhando, comunicando-se, comprando, sempre estabelecemos as mais variadas relações estando nessas redes. Essas trajetórias geram dados pessoais sendo produzidos todo o tempo. Logo, se for analisada essa imensidão de informações recebidas, existe uma fonte valiosa de lucro. E então, o que as redes sociais tem a ver com isso? No mundo atual , tudo.

Mercado de Dados Pessoais

Alguns especialistas são capazes de analisar esses dados, traçar o perfil do público de determinadas redes sociais e, dessa forma, podem pôr em prática ações que chamem a atenção dessas pessoas, seja individual ou coletivamente. Segundo Sérgio Amadeu da Silveira, em seu livro “Tudo sobre tod@s: Redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais”, nunca houve tanta possibilidade de captação de informações como nos tempos atuais, através de toda uma série de práticas humanas: lazer, sociabilidade, consumo, etc.

Essas tais práticas geram dados que interessam para as grandes corporações. Pois acredite, já existe um mercado concorrido que disputa por este produto. Portanto, podemos concluir com facilidade: onde há aglomeração de pessoas gerando dados, haverá um grande foco de coleta.

Esse mercado é tão lucrativo que sustenta empresas gigantes, que arrecadam milhões por coleta e venda de dados pessoais. É um situação de ganho para ambas: essas empresas recebem um lucro absurdo e as que compram essas informações conseguem planejar sua estratégia de marketing para um público específico, otimizando então seus resultados.

Portanto, as redes sociais desempenham um papel primordial para divulgação e não podem ser ignoradas, tanto pela base de dados que possuem dos usuários, como pelo potencial de captação de público. Atualmente, é essencial para as marcas e empresas estarem presentes nessas redes, sempre se adaptando à especificidade de cada público.

Para saber outros aspectos relevantes, em relação ao uso dessas plataformas, leia esse nosso outro artigo.

Artigo escrito por: Nohana Capretz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by