22 maio

O que é Design Gráfico?

Como realmente é, e como as pessoas enxergam

professional creative graphic designer desk

Quando falamos em Design Gráfico, muitas pessoas têm dificuldade de saber do que se trata, mas se pesquisarmos o significado dessas palavras, é simples entender. “Design” vem originalmente da palavra “designo”, em latim, que significa representar; em português, vem da palavra “desígnio”, que significa projeto. Já a palavra “gráfico” significa a representação de uma linguagem por meio de desenhos e símbolos. Ou seja, projeto representativo por meio de desenhos e formas. Mas o que faz um designer gráfico?

Um designer gráfico começa, geralmente, criando logotipos para empresas grandes ou pequenas. Para isso, o designer precisa ter conhecimento do público alvo da empresa e o que ela quer passar para os clientes. A partir daí ele cria seu logotipo com os elementos e cores que combinem com a empresa e espera a aprovação da mesma. Porém, um designer não cria apenas logotipos, ele pode criar embalagens, estampas, anúncios, editar revistas e jornais, entre outras coisas.

Inspiração e criação

Depois de entender o que um designer faz, é comum ouvir pessoas dizendo que é um trabalho muito fácil e que não vale o preço que é cobrado, mas as pessoas se esquecem de todo o trabalho, tempo e inspiração dedicados para chegar no resultado perfeito para seu cliente. Criar não é apenas colocar uma imagem qualquer no trabalho e vender, criar é muito mais que isso. A inspiração para a criação vem alma, e não adianta querer forçá-la, pois ela aparece quando você menos espera. Essa é a parte mais difícil para um designer, ter a ideia certa para quem ele está criando.

Muitas vezes a criação de um designer pode ser perfeita para ele, mas para o cliente não. Nesse momento, ele pode ficar frustrado por ter dedicado tanto tempo em um só trabalho e ter que simplesmente descartar a ideia. Por isso, é muito importante que o criador da arte ouça bem a ideia que o seu cliente quer passar e como ele quer passar para o público alvo. Em outras palavras, um bom designer tem que ter bons ouvidos. Além disso, um bom designer precisa ter conhecimento geral de diferentes tipos de arte para que o estilo da criação esteja o mais próximo possível da realidade cotidiana do público.

Mariana Costa, estudante de Design Gráfico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by