29 maio

Mercado de trabalho do designer gráfico

Saiba se preparar com esmero e assim garantir boas propostas de emprego e clientes.

A realidade do mercado de trabalho tem se mostrado severa com os profissionais de todos os setores. Mesmo considerando sua extensa área de atuação, esta é uma dificuldade encontrada principalmente no mercado de Design Gráfico. Crises econômicas e políticas tem levado à redução das ofertas de emprego, bem como o corte de vagas já existentes. Neste contexto de muita procura e pouca oferta, faz-se de suma importância saber como promover seu trabalho no momento de procurar as famigeradas vagas. Saiba como se preparar com esmero e assim garantir boas propostas de emprego e clientes:

• Conheça seu mercado de trabalho

Tenha em mente que a área de atuação do Designer é ampla e diversa, incluindo o desenvolvimento de projetos de comunicação visual, como criação visual de sites, blogs, bem como planejamento e desenvolvimento de anúncios para internet ou mesmo televisão. Além do mais, vale ressaltar a atuação o designer gráfico na criação de logotipos e marcas de produtos ou serviços.

Essa versatilidade de atuação do designer faz como que este encontre mercado de trabalho em agências de Publicidade ou Design, Editoras, Produtoras de vídeos e filmes, emissoras de televisão, gráficas, entre outros. Sendo assim, saiba definir com qual área pretende trabalhar e entender as necessidades desse mercado. Estude as habilidades que são valorizadas para saber divulgá-las. Por exemplo, invista em um portfolio de desenho rico e detalhado para empregos na área de Ilustração.

• Manter o portfolio sempre atualizado

Estar atento às novidades nunca é demais. Fique atualizado nas tendências e discussões no mundo do design, para que seu trabalho seja de vanguarda e atrativo. O mais importante é sempre manter o seu portfolio atualizado com seus últimos trabalhos, pois este é um importante fator para divulgação do seu trabalho na hora de ser contratado.

• Nunca parar de estudar e praticar

A chave para o domínio de uma técnica é sempre a prática. Desta forma, mantenha-se ativo e familiarizado com os processos criativos, de forma que estes surjam de forma natural e espontânea. Este é um atrativo para empregos dinâmicos que exigem rapidez na execução dos trabalhos.
Além do mais, busque cursos e especializações na sua área de interesse, pois estes irão agregar expertise à execução dos seus trabalhos.

• Pesquisar sobre as empresas em que você quer trabalhar

Saber onde investir profissionalmente é um segredo para não perder tempo. Desta forma, é importante saber sobre as empresas nas quais se pretende trabalhar, informando-se sobre a rotina de trabalho e, principalmente, o estilo de atividades a serem executadas.

Em resumo, as dicas sugerem que você esteja sempre atualizado e conectado às tendências do mercado. Estude, pratique e se aprimore e, mais do que tudo, não se esqueça de valorizar seu próprio trabalho.

Isabela Z. estudante de Design Gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by