14 dez

#43 [Brainstorm] Marketing Digital com a Conext

Vitrine do quadro Brainstorm do episódio 34 do Degêcast, sobre Marketing Digital com a Conext, com foto de Jessie Caruzo e Neto Costa

“Do Chef à Mesa” e o marketing digital

Você conhece o perfil Do Chef à Mesa? Essa empresa de marketing digital é uma das gratas supresas do interior paulista. Se você mora em Ribeirão Preto nem imagina como esse site pode facilitar seu dia-dia na hora de buscar um bom restaurante.

O site e as mídias sociais são guiados pelo casal fofíssimo Jessie Caruzo e Neto Costa, que se uniram na faculdade por pequenas afinidades. A melhor delas culminou no “Do Chef à Mesa”, que faz alusão ao caminho que um bom prato percorre até o consumidor final.

“Para nós, dividir bons momentos ao redor de uma mesa não tem preço.
Foi então, em uma dessas conversas rotineiras sobre o que nos deixava feliz, que percebemos como seria bacana compartilhar algumas dessas nossas experiências com ainda mais gente!
Sabemos que cada prato tem uma história, cada lugar tem sua essência,
e que muitas pessoas se envolveram para servir o que chega até a nossa mesa.”

A ideia era compartilhar com amigos e familiares as experiências gastronômicas dos dois em restaurantes e bares de Ribeirão Preto, mas acabou virando uma oportunidade para empreender.

A Jessie e o Neto são formados em administração e viram a oportunidade de iniciar o próprio negócio fazendo resenhas de comidas em restaurante por meio das mídias sociais com belas fotos, descrição sucinta do prato e o valor da iguaria. Daí pra frente eles cativaram mais de 100 mil pessoas e fizeram disso sua profissão.

Hoje, além da conta do Instagram, os dois estão no Facebook e com o site homônimo. Além disso, o “Do Chef à Mesa” abriu as portas para eles na área de marketing digital por meio da Conext Mídia, uma empresa de gestão de mídias sociais.

A Conext nasceu pela demanda crescente de pessoas que queriam o serviço deles para gerir e orientar as mídias sociais das empresas, não somente no ramo da gastronomia, seja produzindo conteúdo ou definindo uma estratégia de visibilidade para seus clientes.

 

Mas o que é gestão de mídias digitais e porque investir?

Aos que não se familiarizaram com o termo, marketing digital é um conjunto de ações em comunicação, feito por meio de meios digitais, que geram visibilidade, relevância, personalidade e promoção de uma marca, produto ou serviço.

Não passamos um dia sequer sem passar os olhos pelas redes sociais. Seja pelo Instagram, Facebook, Twitter, Snapchat ou YouTube, os brasileiros gastam em média 650 horas por mês em redes sociais, segundo o jornal “O Globo”.

O mesmo jornal veiculou que a estimativa de gastos publicitários em redes sociais sejam de 50 bilhões de dólares em 2018 no mundo todo. Um aumento de 20% no investimento comparado ao ano anterior, apenas 1% a menos que o valor injetado em jornais tradicional.

Isso porque as redes sociais passaram a fazer parte da vida e do cotidiano das pessoas no mundo todo. Sendo assim, as redes sociais são onde todos que querem ver e ser vistos devem estar. O mundo corporativo descobriu que, muito além da propaganda tradicional, gerar conteúdo demonstrando utilização e ou funcionamento do produto que se deseja comercializar funciona e gera mais interações se comparado aos veículos tradicionais.

Investir em mídias sociais melhora a visibilidade, é um investimento flexível, traz resultados rapidamente, facilita a visualizações de medida de impacto e principalmente te possibilita atingir diversos públicos.

E assim, a demanda para organização, planejamento e funcionamento das redes sociais se tornou uma necessidade dentro das empresas, consequentemente a demanda de especialistas da área também cresceu.

 

Qual é o tipo de profissional, quais aspectos são considerados para marketing digital e o que esperar em 2018?

O profissional da área deve saber analisar dados em grande volume e extrair informações que possam ajudar a desenvolver uma estratégia para o cliente. É preciso saber manipular e executar planilhas de Excel, ter agilidade, ter um olhar apurado para as mudanças e apesar de haver cursos livres e superiores em marketing com foco em marketing digital, qualquer profissional pode trabalhar nessa área, desde que atenda as necessidades.

Os principais aspectos considerados para dar volume e peso a uma marca é saber o perfil do cliente, perfil do público consumidor do produto, orçamento que a empresa dispõe e colher o maior numero de informações possíveis que colaborem para uma estratégia de sucesso. Além disso, a linguagem, tanto escrita como visual, empregada nas diversas mídias sociais deve mudar para atender ao público consumidor de cada uma das redes.

Já para o ano de 2018 as apostas estão nas famigeradas ferramentas de análise de dados aliadas a novas tecnologias, como deep learning, que tornarão ainda mais fácil o acesso e a análise dos dados. O investimento das redes em streaming e lives se tornarão um poderoso atrativo, a produção de conteúdo e os influenciadores digitais entrarão numa era de maturidade e seguem as produções originais ainda em alta.

 

E no episódio de hoje…

O Alberto G. P. Oliveira e a Tatiana Bagdonas receberam o Neto Costa e a Jessie Caruzo, do “Do Chef à Mesa” e da “Conext Mídia”, pra falar um pouco sobre marketing digital, sobre a trajetória deles, o surgimento das duas empresas, sobre estratégias de marketing, e claro,  sobre baunilha de Madagascar.

Corre dar o play e curta essa papo show com esses dois ases do marketing digital!

 

Links Importantes…

 

Créditos

Trilha sonora por Daniel Piquê (em ordem de aparição):
– The short of Nutcase
– Croak
– Colic
Todas faixas do álbum Boo! (baixe o álbum completo clicando aqui)

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter
Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

One thought on “#43 [Brainstorm] Marketing Digital com a Conext

  1. Pingback: #34 [Cá entre Nós] Degêspectiva 2017: o que aconteceu esse ano? - Degêcast

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by