22 jun

Inbound marketing: conheça a estratégia que mudou o mundo do marketing

Saiba mais sobre o que é inbound marketing, suas vantagens e como é feito

Imagem que representa inbound marketing: seta em zigue-zague que se inicia em um megafone, passa por um tabley, um globo terrestre, um computador, uma caneta, um celular e termina na carta que simboliza um e-mail.

A palavra inbound significa entrada, assim, inbound marketing traduz-se marketing de entrada. Inboud marketing nada mais é do que uma estratégia que visa atrair um público-alvo específico por meio do compartilhamento de um conteúdo relevante. Com isso, cria-se um relacionamento que pode ser duradouro, sendo assim, pode ser chamado também de marketing de atração.

Mas como é feito?

A atração de um cliente é feita por meio de artigos em blogs, redes sociais, SEO (assunto para um outro post), e-mail marketing, entre outros. No entanto, vale lembrar que o intuito desta estratégia não é atrair muitas pessoas, mas sim, atrair as pessoas certas. Com isso, se gerado conteúdos mais certeiros, pode-se atrair o público esperado e possivelmente transformá-los em clientes.

Essa estratégia de marketing apresenta algumas vantagens em relação a outra estratégia, o outbound marketing – utiliza canais diferentes do inbound, como mídia impressa, anúncios na televisão e rádio, entre outros. Além de ficar mais barato, cerca de 62%, como mostra o blog RD Station, o inbound marketing possui um retorno sobre o investimento (ROI) mais preciso, já que no outbound nem sempre é possível saber o ROI imediatamente.

As 5 etapas para atrair leads

Na primeira etapa, busca-se atrair as pessoas para o seu conteúdo, transformando “estranhos” em visitantes; após a atração, vem a conversão, ou seja, converter os atraídos em leads, potenciais clientes; em seguida, está na hora da venda, aqui os leads já se tornam clientes.

Chegou o momento de fidelizá-los! Manter o contato com o seu cliente, já que antes foi criada uma relação duradoura, lembra? Pode ser feito por meio do e-mail marketing e até mesmo pelas redes socias. Por fim, seu cliente já se torna um promotor da sua marca, sendo assim, ele é fiel ao seu produto e o recomenda para outras pessoas. Tarefa cumprida!

Agora que você já sabe sobre o assunto, está na hora de colocá-lo em prática. Manda ver!

Quer saber mais? Acesse nosso outro artigo

Artigo escrito por : Gabriela Silva Costa

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