04 jun

A atuação do designer gráfico nas histórias em quadrinhos.

Saiba a importância do design nas HQ’s.

A atuação do Designer gráfico vem crescendo cada vez mais, com um mercado de atuação diversificado e com o advento das novas mídias, ele desempenha um papel que tem sido cada vez mais importante e necessário em diversos segmentos como agências de publicidade, editoras, produtoras, Marketing, escritórios de design, criação de informações visuais, sites, embalagens até em desenvolvimento de projetos como o de um edifício por exemplo. Uma área que vem chamando bastante a atenção é o mercado das histórias em quadrinhos, mais precisamente as HQ’s, onde o design contribui para a dramatização visual do texto por meio dos elementos gráficos.

O começo de tudo

Os primeiros HQ´s surgiram dentro das publicações jornalísticas em formato de tirinhas, tendo como maior enfoque a crítica ao governo ou com o intuito de chamar a atenção para os problemas sociais da época. A ideia dos famosos gibis tomou tamanha proporção que a ideia caiu no gosto popular e não demorou muito para o Japão ser o pioneiro na criação de histórias e produção desse material.

Alguns anos depois, os americanos, por sua vez, também entraram no ramo por meio dos famosos heróis que existem até hoje; Capitão América, Batman, X-Men e muitos outros. Neste contexto, a demanda por Designers gráficos aumentou significativamente, uma vez que os mesmos são profissionais importantes em todo o processo de criação, seja no desenho, na coloração, na tipografia, na imagem e até no layout.

O design gráfico, criado num contexto da revolução industrial que tinha como maior objetivo otimizar a comunicação dos produtos para a publicidade, por muito tempo teve o seu trabalho voltado unicamente para servir esse sistema produtivo. Porém, muito mais do que isso, o design gráfico se desenvolveu ao longo do tempo, como prática colocada à disposição da comunicação. Sendo assim, como o objetivo dos quadrinhos e consequentemente das HQ’S é contar uma história, o design gráfico surge com a tarefa de ajudar com a narrativa, deixando-a por meio da comunicação visual, mais rica e com imagens mais sofisticadas, sem contar a influência que o mesmo exerce até na construção da história e dos personagens. Dessa maneira, o design gráfico tem papel indispensável se tratando de conduzir as expectativas do leitor, envolvendo-o na história contada.


Juliana Hilario Diniz estudante de design gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by