29 ago

Fundamentos do design

Na real, o que é design?

Imagem ilustrativa de um gato sendo desenhado a mão com o titulo e subtitulo do artigo.
Fonte: adaptado de www.pexels.com

O que um designer faz?

Esta pergunta é feita muitas vezes aos designers, que muitas vezes não sabem realmente o que responder. Designer não é só uma pessoa que cria banners ou que faz arte, não é só uma pessoa que cuida das mídias sociais ou que apenas cria um logo. Ser designer é um conceito bem mais amplo.

Imagine você abrindo seu Facebook, por exemplo. Nele você sabe onde fica o seu perfil, suas informações, seus amigos, comentários, fotos e etc. É por causa do design simples que você encontra o que precisa, certo? Agora imagine se o seu perfil ficasse embaixo, suas fotos desorganizadas e suas informações espalhadas pela tela. Você com certeza demoraria para encontrar onde fica cada comando.

O design é isso: pegar algo complexo, ou seja, uma matéria bruta (como as linhas de programação do Facebook) e transformar em algo simples, criativo e com significado (como o layout do Facebook) para um determinado público poder utilizar no cotidiano.

Pensando dessa forma, o designer trabalha com projetos, sejam eles uma logo, um banner, uma identidade visual, campanha, site etc. E tudo que está nesse projeto tem um motivo, significado ou intenção.

Portanto, o designer cria projetos. Mas e o artista? Ele cria uma arte de forma criativa e com significado, e muitas vezes aborda um tema bem mais amplo. Como uma obra que critica a sociedade, por exemplo. Mas como eu vou saber se o que eu faço é arte ou design?D


Diferença entre design e arte

O designer cria algo (como um produto por exemplo) pensando na reprodução na tecnologia que vai ser utilizada para sua criação e divulgação. A linguagem certa para um público específico. O significado que ele quer transmitir e para qual público. Além de como isso que ele criou pode ser utilizado no cotidiano.

Já a arte não depende da sua utilidade prática. O design precisa. Como, por exemplo, o artista não precisa fazer um banner, uma campanha ou algo do gênero para fazer arte. Seja por meio da dança, da música, do cinema ou da pintura ele pode transmitir sua ideia, mensagem ou crítica.

Mas não é por isso que devemos separar as coisas, já que o designer usa conceitos da arte para criar projetos, seja um período artístico, uma técnica de pintura ou uma ideia.

É um conceito bem amplo para se explicar para alguém, não? Como você explicaria o que é design? Deixe nos comentários. Agradeço a você que chegou até aqui! Fique bem e seja criativo.

Só mais uma coisa. Se quer saber mais sobre design gráfico acesse os artigos a seguir. Boa leitura.
www.degecast.com.br/designer-grafico/
www.degecast.com.br/o-que-e-design-grafico/


Joyce Giovanna Sicchieri, estudante de design, ainda na procura de uma TARDIS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by