22 jun

As redes sociais e as suas ferramentas.

Como as redes sociais se tornaram uma ferramenta e o porque deve se manter o entretenimento.

As redes sociais vieram inicialmente com a proposta de entretenimento. Mas ao longo do tempo foram mostrando outras utilidades, evoluindo e criando várias diversificações

Dentre estas estão o marketing, pesquisa de mercado, comunicação e pedagogia do processo de Ensino e aprendizagem , estas são exemplos de ferramentas que as redes podem proporcionar aos seus usuários. E que este vai delimitando e expandindo sua rede conforme sua interação no meio social. Esta mídia social contém uma das maiores estratégias implícitas usadas pela sociedade para se comunicar e compartilhar informações. As redes sociais , segundo Marteleto (2001, p.72), representam “[…] um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”.E assim desta forma os recursos podem variar de entretenimento à um meio de trabalho, este é usado como uma das maiores formas de lazer mundialmente, as postagens de fotos, vídeos, conteúdo, chats, grupos, lives fazem com que a interação virtual para seus usuários seja uma forma de relaxar, explorar um mundo de uma forma sútil e descontraída.

Mas, em contrapartida a evolução das redes fez com que aumentasse seu uso como ferramenta de trabalho, como LinkedIn por exemplo, assim se tornando um ambiente em que possa empreender, divulgar, aprender, deixando com que certos usuários tenham que ter um perfil mais sério. Porém está afetando outras redes como Instagram e Facebook, fazendo com que os usuários mudem seu próprio ambiente de lazer, assim tirando deles sua liberdade e diversão.

O equilíbrio entre o entretenimento e outras ferramentas é fundamental para manter a inovação e interação humana. O conhecimento e troca de informações são essenciais, sendo de forma informal ou de forma formal. “Os canais e as redes através dos quais essas informações circulam estão inseridos em um contexto social, político e cultural. Eles são fortemente guiados e restringidos pela estrutura institucional” (MANUAL DE OSLO, 2004, p.35). Para saber mais sobre este assunto leia nosso outro artigo.

Artigo escrito por : Helena Silva Dos Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by