10 jun

A evolução do Design

Das pinturas rupestres as animações 3D, o design gráfico segue presente em tudo que nos cerca, mesmo que inconscientemente, e nos inspira a cada ideia que assombra nossas mentes criativas, mas, como tudo começou?


Strawberry Thief, 1883, William Morris (1834-1896)

Pode-se dizer que o design gráfico esteve presente em todos os períodos históricos já conhecidos, visto que, desde a era pré-histórica a civilização já buscava se comunicar por meio de símbolos e desenhos como meio de expressarem suas ideias.

É impossível falar em design sem mencionar três acontecimentos históricos que talvez sejam os mais importantes relacionados história do design, sendo eles: Arts and Crafts, Art Nouveaue a escola alemã de design Staatliches Bauhaus. Tendo em comum o objetivo de formar artistas, designers e arquitetos, estimulando o desenvolvimento e a criatividade, rompendo os limites do modernismo e moldando um novo conceito de design.

Mesmo com a revolução digital de 1984 e as diversas ferramentas que foram desenvolvidas ao longo dos anos para se aplicar o design gráfico a partir de um computador, nomes como os de William Morris, Claude Monet, Walter Gropious ,Henry Van de Veld ,Jan Tschichold e Saul Bass devem ser lembrados por todos aqueles que vivem o universo do design, pois graças a suas mentes brilhantes e visionárias, para qualquer lado em que olhamos nos dias de hoje, o design gráfico está lá, seja em placas de sinalização, layouts, interfaces de jogos, design de móveis, vídeos, na arquitetura, ou em simples tipografias, vencendo o tempo e estando presente nas mais diversas mentes criativas desde o início dos tempos.

Paulo Barillari , é músico, escritor e estudante de design gráfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by