10 ago

#55 [Agenda] RPHQ: lançamento da 4° edição

Vitrine do episódio 55 do Degêcast, quadro Agenda, sobre o lançamento da quarta edição do RPHQO que é o selo RPHQ?

Uma figura cativa de matuto do interior paulista, um roteirista renomado, uma contador e “desenhador” de histórias que é professor universitário e apaixonado pelo que faz e um coletivo de ilustradores, você imagina onde isso vai dar?

Foi assim que surgiu a 4° edição da RPHQ – Ribeirão Preto em Quadrinho – uma revista em quadrinhos independente, “nascida e criada” em Ribeirão Preto, cidade há cerca de 390 km da capital paulista.

Carregando o título “Causos do Chico Lorota” o novo quadrinho buscou um dos personagens mais queridos da região para transformar em quadrinho. Chico Lorota, é um personagem fictício criado pelo artista Roberto Edson que retrata um caipira clássico, daqueles matuto “até os dentes”, famoso aqui pelas bandas do interior paulista por contar de causos que ele jura ser verdade.

A obra será uma coletânea de causos que carregará o selo alternativo RPHQ e contará com 14 histórias em quadrinhos, dois causos ilustrados e um bônus de entrevistas com os autores, em 40 páginas coloridas em papel de qualidade e muita inspiração.

Colecionando outras 3 edições, uma grafic novel e um cordel em quadrinho, o selo RPHQ já reuniu mais de 70 designers, redatores, roteiristas, quadrinhistas e ilustradores da cidade. Além disso, o selo realiza eventos gratuitos para novos talentos buscando estimular e valorizar as produções do interior paulista.

“Das cinco publicações do selo RPHQ – Ribeirão Preto em Quadrinhos,  três foram indicadas ao troféu HQ Mix (o prêmio mais importante para os quadrinhos no Brasil). Todas as nossas publicações abrem espaço para a produção alternativa e não perdem de vista a valorização da diversidade e de nosso patrimônio cultural de forma contundente, mas também encantadora.”

Texto extraído do Catarse.me/chicolorota

Financiamento coletivo no panorama independente de publicações

Na ultima quarta (08), o roteirista Gerson Teixeira, o ilustrador Saulo Michelin e nosso já de casa (aqui também ilustrador) Alex Soares, conversaram com o Degêcast para lançar o financiamento coletivo cartase.me/chicolorota.

Um financiamento coletivo, grosso modo,  consiste na obtenção de financiamento de um projeto através da compra de cotas, em dinheiro,  por pessoas físicas que se identificam com a  proposta do projeto.

Esse sistema de financiamento possibilitou a execução de diversas produções independentes e acesso a novos conteúdos. Criou-se uma nova forma de consumo de forma bilateral, coletiva e principalmente fora do eixo das grandes empresas.

O catarse da RPHQ ficará ativo de 08 de agosto à 22 de setembro com a meta de 11.850 reais. Esse valor é a meta inicial que supri somente os custos de produção dos quadrinhos.  Caso extrapole a meta, os valores serão divido entre os participante do projeto.

Por que financiar um quadrinho do selo RPHQ?

  1. Boa qualidade gráfica
  2. Conteúdo de alta qualidade
  3. Conta histórias divertidas
  4. Fortalece culturas locais
  5. Oferece entretenimento
  6. Dá oportunidade e visibilidade para artistas e criativos locais
  7. Fortalecem da cultura das HQ’s
  8. Produção genuína de Ribeirão Preto
  9. Produção genuína do interior paulista
  10.  Fortalece, aumenta e difunde as produções do interior

Além da produção de altíssima qualidade, os financiamentos coletivos são responsáveis por emplacar diversos artistas e criativos, além disso, os financiamentos coletivos apoiam causas muito mais do que projetos.

E no episódio de hoje…

Conversamos com os queridos Gerson Teixeira, roteirista do projeto, Saulo Michelin e Alex Soares (brother da casa), ilustradores, sobre a história do selo RPHQ,  idealização do projeto, quadrinhos anteriores com menção honrosa para o Vinil e Cordeiro de Sá citados e parte fundamental do projeto.

Links Importantes:

Créditos

Trilha sonora:

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga o @degecast no Twitter e no Instagram

Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by