13 mar

#45 [Brainstorm] Design e Cinema com Alex Soares

Design e cinema: o que fazem os designers nas produções cinematográficas?

Você sabe a relação entre design e cinema? Já imaginou onde as linhas se cruzam?  Você pode não ser um cinéfilo de plantão, nem ser o maior amante da sétima arte, mas é fato que o cinema cria, recria e transborda sensações ímpares pelo telão. Muito além da “arte imita e vida”, o cinema traz em si novas dimensões, universos que nunca vimos, um passado desconhecido aos olhos humanos, a beleza de lugares que não habitamos, enfim, uma mundo mágico.

Quem nunca saiu da sala de cinema querendo que aquela história tivesse acontecido consigo mesmo? Quem nunca ficou fascinado com aquele universo especialmente criado para abrigar um personagem?

Para que todo esse universo aconteça e exista, existem milhares de pessoas trabalhando, inclusive designers, criando e inspirando cada detalhe. Tudo começa com uma ideia que se torna um rabisco, que vira um painel semântico, se transforma em adaptação e que é recriado até chegar às telas de cinema.

Cada detalhe, cada tecido e textura, cada maquiagem e cabelo, cada processo é pensado e analisado com cuidado, unindo as partes e tornando-as um bloco conciso e coerente. O colunista da revista Zupi, Alex Soares, explora isso em seu texto intitulado “Painéis Semânticos em Hollywood”.

Neste artigo Alex fala sobre o processo de criação e ainda cita peculiaridades sobre algumas das produções mais queridas dos estúdios Pixar, ilustrando a importância e necessidade desse processo criativo.

Design e cinema: a construção visual x funcional

Em outro texto publicado na mesma revista, “A importância do design no cinema” Alex ressalta a importância que o design tem em qualificar e desenvolver a relação “visual x funcional”. Ele aborda a necessidade de tornar os filmes “palatáveis” ao público, sem prejudicar a funcionalidade e a finalidade do projeto.

E se você acha que o papel do design se restringe a painéis semânticos e à relação “visual x funcional”, ledo engano. As adaptações também são parte importante do cinema e o design é um dos colaboradores desse processo.

No texto “Utilizando o design nas adaptações para o cinema” Alex Soares ressalta, por exemplo, como foi importante para os estúdios Disney tornar os contos dos irmãos Grimm apropriados para crianças. A curiosidade tange o fato de os contos dos Irmãos serem sangrentos e da competência dos estúdios em conseguir manter o teor moralizante dos contos sem a estética aterrorizante.

Além dessas funções, designers são responsáveis por outras tantas funções nas produções cinematográficas, como por exemplo gestão de projetos, efeitos especiais e CDI, animação, criação de personagens… a lista é longa.

Um designer gráfico por vocação é um comunicador. Portanto, toda sua capacidade técnica está relacionada e empregada nisso. E afinal, o que é o cinema senão uma comunicação produzida em 35mm e reproduzido em tela de 5 x 12m?

E no episódio de hoje…

Conversamos com o Alex Soares, parceiro velho de guerra aqui no Degêcast, sobre Design e Cinema. Abordamos as possibilidades de atuação de um designer em produções cinematográficas, demos nossos pitacos sobre o Oscar 2018 e sobre algumas curiosidades “hollywoodianas”. Não perca esse papo super gostoso! Dá logo o play e conta pra gente quais outras áreas de atuação você sabe que um designer pode executar!

Links Importantissímos:

Créditos

Trilha sonora por Daniel Piquê (em ordem de aparição):

Todas faixas do álbum Boo! (baixe o álbum completo clicando aqui)

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso site: http://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga: @degecast no Twitter

Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by