20 dez

#34 [Cá entre Nós] Degêspectiva 2017: o que aconteceu esse ano?

Lá se foram 365 dias. Que tal uma Degêspectiva 2017?

Nossa Degêspectiva 2017 começa com reflexão. Foi um ano muito movimentado para o Degêcast, repleto de desafios, de conquistas, de esforços e trabalho, muito trabalho. Mas não um trabalho ruim. Um trabalho prazeroso, comprometido, engajado, a fim de oferecer conhecimento, porque esse é necessário, imprescindível e urgente! Parafraseando Carl Sagan, “Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser conhecida”.

Tem sido assim desde o inicio, nosso comprometimento com você é oferecer conteúdo que seja necessário, especial e quiçá modificador. Sem grandes pretensões, o Degê, para os íntimos, tem produzido programas com muito zelo e seriedade sobre temas variados para que o conhecimento alcance a quem precisa e se interessa.

Esse ano foi incrível! Falamos sobre muitos assuntos, foram 23 episódios, além de 6 Bodecasts. Evoluímos como podcast, como produtores de conteúdo, como pessoas, como agregadores, lembrando que o Degê é feito por alunos e para alunos, com a orientação do querido professor Alberto G. P. Oliveira – criador, idealizador e host do programa.

Por isso, preparamos nossa Degêspectiva 2017. Ouvimos ao longo desse ano…

Tudo o que abordamos e convidados especiais que abrilhantaram nossos episódios

Temas: Pós-graduação, Realidade virtual e realidade aumentada, Semana de Tecnologia, Portfólio, WordPress, Big data, Marketing de conteúdo, Design e programação, Lançamento do Gas, Cultura pop, HackRibeirão 2017, Design editorial, Design thinking e mentorias, Dia do podcast, Adobe CC 2018, Freelancers, Como cobrar, Banco de imagens e Marketing digital

Convidados: Paulo Nabas, Giba, Bruno Marques, Alexandre Calil, Denise Arruda, Debora Diniz, Milton Cesar, Alex Soares e Paula Russo, Marcel Moreira, Claudia de Oliveira, Anebarone, Wagner Martins (Mr. Manson), Jessie Zanelato (PodProgramar), Eduardo Cicconi, Clayton Xavier, Luciana Hashiba, Nerdebates (Amalio Damas, Andre Cruz, Pablo Lopes), Nexos Gestão Pública (Gabriel Britto, João Pedro de Oliveira, Renan Rocha e Victor Jorge), Farofa (Bia Amorim, Fran Micheli e Tais Navarro), Daniel Takaki, Rafael Daron, Allan Nogueira e Lula Amaral, Andre Nery, Jessie Caruzo e Neto Costa

Artigos produzidos por alunos que publicamos

Além disso, o Degê se tornou semanal no segundo semestre. Essa foi nossa maior batalha, nossa maior experiência, nosso maior limite vencido e executamos com muita vontade, garra e persistência. Porque – acreditem – não é fácil os bastidores de um podcast semanal! Nós iniciamos essa incrível empreitada com o episódio #31 [Agenda], e como já estávamos no clima de aperfeiçoamento, em outubro decidimos incluir nos episódios semanais um texto editorial para acompanhar.

Também dividimos nossos episódios em quadros. São eles:

  • [Brainstorm]: quadro de entrevistas que traz o melhor e mais atual conteúdo sobre um tema específico. É nesse quadro que discutimos e apresentemos tudo o que há de mais novo, necessário e “cabeçudo” para profissionais e estudantes de design, tecnologias e entusiastas.
  • [Agenda]: quadro que acompanha o movimento de eventos, cursos e workshops em Ribeirão. Sempre que podemos, vamos in-loco cobrir o evento e trazer todas as informações e entrevistas possíveis.
  • [Degeek]: Nosso quadro em parceria com o Nerdebates, oferece o melhor e mais engajado conteúdo de cultura pop. Esse quadro mescla tópicos e temas da vida acadêmica a tão querida cultura popular. Nossos parceiros Amálio Damas, Pablo Lopes e André Cruz tornam nosso papo brilhante! Acreditem: eles são o Google da cultura pop!
  • [Cá entre nós]: O quadro amorzinho, de nós para vocês, comenta atualidades, tópicos recentes e informações sobre todos os tipos de assuntos. Esse é nosso episódio reflexivo, para que possamos nos aproximar ainda mais de vocês de maneira leve e desimpedida! É aqui também que colocamos nossas dicas sobre tudo: livros, séries, filmes, sites, aplicativos, enfim, tudo que for valioso. Fiquem ligados.

E não existe Degêspectiva 2017 se não tiver lista dos melhores do ano, né?!? Então, fizemos nossas listas dos queridinhos da Tati e do Alberto, e o Top 10 dos ouvintes no ano de 2017 e o Top 10 de todos os tempos.

Top 5 Degêspectiva – Tati (sem ordem, mas, pelo amor nas causas!)

Top 5 Degêspectiva – Alberto (ordem decrescente)

Top 10 Degêspectiva 2017 – ouvintes (ordem decrescente)

Top 10 Degêspectiva de todos os tempos – ouvintes (ordem decrescente)

Aquela mensagem bonita de final de ano que a gente respeita

Para finalizar essa Degêspectiva 2017 não podemos deixar de agradecer imensamente:

  • Ao Alberto G. P. Oliveira pelos ensinamentos diários, pela chatice que nos torna melhores a cada dia e a cada episódio, além da força e da parceria contínua.
  • Ao Alyson Ambrósio, nosso querido e sofredor editor, que tá sempre no gargalo, mas executa a tarefa com maestria e deixa nossos programas ainda mais incríveis.
  • Ao Emerson Stark, responsável pela criação e visual do Degêcast, sempre produzindo maravilhosas vitrines repletas de bom humor e reflexão.
  • À Lettícia Figueiredo, nossa mídias sociais e editorial, que agarra essa barra que é fazer o Degê com muito carinho.
  • À Tatiana Bagdonas, nossa redatora, produtora e mídias sociais, que chegou depois e sentou na janelinha, que assumiu o Degêcast como se fosse seu, que dá sangue sempre e é parceira pra todas as horas.

Aos nossos querido ouvintes o nosso agradecimento pela audiência, por cada download, cada feedback, cada assinatura na newsletter, cada compartilhamento e principalmente por possibilitar que isso seja possível, que esse conteúdo produzido, arquitetado, trabalhado e suado chegue até você e possa fazer alguma diferença.

Nosso muito obrigado por esse ano maluco de tão incrível em que aprendemos muito, criamos muito, curtimos muito e trabalhamos muito!  Vocês são especiais e a razão para que a cada quinta feira, às 23h59, nossos esforços estejam todos voltados pra publicação de um novo episódio.

Que esse natal seja especial, caro ouvinte, que a paz e todos os clichês que essa época exige atinjam suas vidas positivamente e que em 2018, apesar de todos os 7×1 que vivemos em 2017, as esperanças se renovem para que possamos continuar de onde paramos, sem certeza alguma, mas com a alma limpa, capaz de aguentar tudo de novo. Que você encerre esse ano de forma excelente e que 2018 venha com ótimas oportunidades!

Aquele abraço enorme e até fevereiro!

Créditos

Trilha sonora:
– Dixie Doll, por Stephen Baird
– Driving in my car, por Fedor Alekseev

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter
Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by