02 nov

#33 [Cá entre nós] Dia do Podcast e Adobe CC 2018

Vitrine do Cá entre nós sobre Dia do Podcast e Adobe CC 2018, com imagem de um microfoneDia Nacional do Podcast

Em 21 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Podcast. Isso por que nessa data, no ano de 2004, Danilo Medeiros postou o primeiro podcast 100% brasileiro: o Digital Minds. As origens do podcast são do ano de 2003, quando Dave Winer criou um método para disponibilizar uma série de entrevistas do jornalista Christopher Lyndon na internet. Posteriormente, em 2004, Adam Curry desenvolveu uma forma de propagar esse arquivos de áudio por meio de RSS para o agregador iTunes utilizando um script de Kevin Marks. A partir de então Habemus Podcasting.

Inúmeros  são os temas, formas, estilos, pessoas e técnicas envolvidas para criar essa mídia. Podcast é uma mídia de transmissão de arquivos multimídia via internet, criado pelos usuários. São arquivos em que os usuários podem expressar sua opiniões das mais diversas maneiras, podem criar programas sobre diversos temas, ou mesmo compartilhar lista e seleções de músicas.

Alguns dizes que o termo seria a junção de iPod (dispositivo da Apple de reprodução de arquivos em mp3) e  broadcast, palavra em inglês que significa “transmissão” (de rádio).  Outros dizem que “pod” é abreviação para personal on demand (pessoal e sob demanda). Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry. As publicações dos arquivos são feitas por meio do poscasting, um sistema padrão de feed RSS, que permite que o usuário acompanhe todas as atualizações.

Além disso,  por ser uma mídia falada, tem a vantagem de você poder ouvir a qualquer momento e em qualquer lugar.  Você pode baixar o arquivo e ouvir o podcast fazendo outras coisas simultaneamente. O arquivo pode ser baixado para o computador ou smartphone. Para ouvir não é necessário estar conectado à internet, é possível ouvir o conteúdo de maneira offline.

Para que essa mídia exista são necessários alguns  processos trabalhando conjuntamente. Da criação à publicação, o podcast apresenta determinadas características e provavelmente a mais interessante é que essa mídia não precisa necessariamente de conhecimentos e técnicas avanças para existir, tampouco grandes investimentos. Para produzir um podcast, em teoria é necessário apenas um computador com  um microfone, fones de ouvido e uma placa de áudio com capacidade de gravação e reprodução de som. Com mais alguns conhecimentos específicos, como tipos, tamanho e formatos de arquivos de áudio e técnicas de edição, você terá um podcast todo seu!

Além dessas ferramentas também é necessário um  local para hospedar o conteúdo produzido, um tema que você domine ou queira falar e um pouco de coragem para criar e publicar o seu primeiro episódio de podcast.

Por que ouvir um podcast no Dia Nacional do Podcast?

1. Simplicidade

A primeira grande vantagem do podcast é a simplicidade. Ouvir um podcast te permite agregar conhecimento, cultura e conteúdo utilizando apenas a audição. Além disso, por ser uma mídia de áudio, sua visão e funções motoras ficam livres, dando a oportunidade de fazer mais qualquer outra coisa. Acreditem, lavar louça será uma experiencia grata enquanto você ouve um podcast!

2. Sob demanda

A segunda grande vantagem do podcast é ser uma mídia on demand. Ela está à disposição no seu feed RSS aguardando seu download. Ou, caso esteja com acesso à internet, você poderá ouvir seu episódio favorito por meio dos diversos aplicativos, como o  SoundCloud, o CastBox,  Deezer e Spotify, pelo próprio site produtor ou por meio de aplicativos pagos, como o Pocket Casts.  Ele poderá ser acessado pelo seu computador, smartphone, iPod, tablets, iPad, consoles de videogame, como o Xbox One, entre outros.

3. Independente e de nicho

A terceira vantagem é ser uma mídia independente e de nicho. Essas características fazem do podcast algo diferente e agradável ao ouvinte. Você escolhe o que ouvir por afinidade, por intimidade com o conteúdo abordado, por aproximação ou simplesmente por empatia.  o que nos leva à nossa quarta vantagem.

4. Intimidade, reflexão e pessoalidade

O podcast é um mídia de intimidade, reflexão e pessoalidade. As coisas acontecem entre você e o podcaster praticamente dentro da sua cabeça. Você concorda, discorda, interioriza, conhece e principalmente reflete sobre o tema abordado. Além disso, inúmeros são os podcasts que abrigam grandes conhecedores de um assunto como história, política, games, cinema ou áreas mais especificas como degêcast design gráfico, programação, arquitetura, empreendedorismo, etc.

5. Linguagem simples

A quinta vantagem é ser uma mídia de linguagem simples. Nada mais fácil do que ouvir alguém. Além de ser um das funções mais simples que um cérebro humano pode processar é algo familiar a que estamos acostumados. Existem várias outras vantagens pertinentes ao podcast, e somente a experiência de consumir essa mídia lhe mostrará o quão gratificante isso pode ser.

Mesmo que não seja o Dia Nacional do Podcast, dê uma chance a essa mídia. Se não pelos motivos acima, simplesmente porque conhecimento nunca é demais e porque o novo é sempre bom. Se você já é um consumidor de podcast, ouça e compartilhe sempre que possível, traga seus amigos para as discussões geradas, para o conhecimento que está disponível e princialmente para algo que está sempre com cara de novo e agregando conteúdo de forma descomplicada  independente.

E no episódio de hoje…

Essa semana tem quadro novo! O Cá entre nós é o quadro intimista do Degêcast, em que o Alberto G. P. Oliveira e a Tatiana Bagdonas conversam descontraidamente sobre atualidades, temas interessantes e dão muita opinião sobre tudo isso. No programa de estreia, falamos sobre nada mais nada menos que o Dia Nacional do Podcast, comemorado no último dia 21 de outubro. Contamos um pouco da história do podcast no Brasil e no mundo, como essa mídia criou forma e sobre as vantagens de ouvir um podcast. Além disso, falamos sobre as novidades da Adobe Creative Cloud 2018 e demos algumas dicas no sub quadro “Sem nome”. Dêem seus pitacos de nomes possíveis para o quadro de dicas do Cá entre Nós.

Compartilhe com a gente sua experiência com Podcast! Lembre-se sempre de nos dar o seu feedback, ele é muito importante para nós! 😉 Além disso, assine nossa newsletter e receba um resumo de tudo que produzimos. Curta e compartilhe nossas mídias sociais, elas são o nosso ponto de visibilidade. Indique o podcast a um amigo! Produzimos conteúdo original e compartilhamos com vocês todas as quintas-feiras, até às 23h59!

Links Importantes:

#DiadoPodcast

História do Podcast

Episódio do Cocatech sobre o CALEA:
https://cocatech.com.br/calea

Anticast 294 – Podcast é a mídia que mais cresce nos EUA. E o Brasil?: http://anticast.com.br/2017/06/anticast/anticast-294-podcast-e-a-midia-que-mais-cresce-nos-eua-e-o-brasil/

O Nome do Vento (melhor livro que a gente respeita):
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Nome_do_Vento

Sobre Adobe Creative Cloud 2018: 

Redefining Modern Creativity with the Next Generation of Creative Cloud

Preços e planos:
https://www.adobe.com/br/creativecloud/plans.html

Podcasts citados:

CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/servicos/podcast/PODCAST.htm

Projeto Humanoshttps://www.projetohumanos.com.br/

Nexo Jornalhttps://www.nexojornal.com.br/

Casos e Causos: https://mundopodcast.com.br/casosecausos/

Diário do Menestrel: https://mundopodcast.com.br/teiacast/storytelling/diario-do-menestrel/

Créditos

Trilha sonora:
– Dixie Doll, por Stephen Baird
– Driving in my car, por Fedor Alekseev

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter
Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

2 thoughts on “#33 [Cá entre nós] Dia do Podcast e Adobe CC 2018

    • Muito bom, John! Obrigado pelo seu feedback! Eu particularmente não conseguiria me concentrar no jogo e prestar atenção em um podcast… rsrs Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by