12 out

#32 [Brainstorm] Design Editorial da Farofa Magazine

Imagem para post no Facebook do quadro Agenda do episódio 32, sobre design editorial,motivação, inspiração para realização de um projeto, foto da capa da revista farofa magazine dentro de uma forma retangular vertical diagonal azul

Do design editorial a ideias inovadoras, qual sua motivação?

Um design editorial, projeto gráfico, uma ideia inovadora, o que te inspira? Quais projetos você já desempenhou porque acreditava no seu conteúdo apesar de estar na contramão?  Quem nunca viu algo feito genuinamente com carinho, dedicação, pensado a cada milímetro? Estou falando daqueles projetos que reconstroem a esperança interior de cada indivíduo a partir das experiências e bagagens que ele carrega.  Num mundo digital, produções como essas estão quase extintas, mas, vez ou outra, você encontra uma na multidão.

Certa vez, por indicação de um professor da área de economia, ouvi um Ted Talk Show de 2009 ministrado por um consultor de marketing e motivacional chamado Simon Sinek. O autor do livro Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action, em tradução livre “Comece com por que: Como grandes líderes inspiram todos a agir”, inicia sua abordagem refletindo sobre porque algumas empresas ou líderes se destacam.  Apesar de estarem no mesmo ambiente, com os mesmos recursos e com as mesmas chances alguns são mais bem-sucedidos, e ele continua dizendo que a diferença se dá através do pensamento recorrente dessas pessoas.

Ele elucida o caso dando alguns exemplos práticos num diagrama com as palavras “what, how e why”, respectivamente “o que, como e por que”. Ele expõe que o comum é pensarmos exatamente dessa forma: “o que quero fazer”, “como quero fazer” e “por que quero fazer”. Mas, grandes líderes e grandes empresas pensam “Por que quero fazer isso”, “Como farei isso” e “O que farei com isso”. Nessa sequência de oposição uma palavra muito importante surge e se torna o foco do projeto: “Porque eu acredito no projeto, vou executa-lo”. Então, ele conclui dizendo que as motivações da execução de um projeto são o diferencial para que esse projeto seja um sucesso.

O próprio programa é uma inspiração a parte, mas, a conclusão básica é: “O que te move? ”, “O que te inspira? ” e “Porquê você acredita, você consegue executar”. É assim que grandes projetos surgem, do quanto você acredita naquilo e do impacto que isso pode causar no ambiente em que se está inserido.

O Design editorial que nos inspirou, a história do café da tarde que virou guia de gastronomia.

Certo dia, numa reunião do Degêcast, projeto que faço porque acredito, o Alberto G. P Oliveira trouxe um exemplar de algo que, num primeiro momento, enxerguei como um guia ou como um livro. Era chamativo e impactante. Uma paleta de cores pouco usada para uma revista, mas muito bem ornamentada, num papel fosco aveludado e do tamanho exato da minha bolsa.

A capa foi o que mais me chamou a atenção. No lugar de belas fotos de comida ou pessoas famosas, uma senhora sorridente, mostrando uma felicidade verdadeira, erguia uma colher de pau rodeada de panelas e um pano de prato muito bem posicionado no ombro. Eu sabia que dali sairia algo muito bom, já que, além de tudo o que já havia visto, o projeto gráfico era lindo e pensado a cada detalhe, cada letra e cada imagem.

O nome me conquistou nos primeiros 30 segundos: “Farofa Magazine”. Simples, sutil e amoroso. Mas o que cabe dentro de uma farofa? Todos os sabores que explodem na boca em forma de acompanhamento a um prato principal. Na primeira página, em destaque, uma frase que diz “Gastronomia significa, etimologicamente, estudo das leis do estômago”.

No editorial a Bia Amorim fala um pouco sobre a história e evolução da gastronomia e da proposta de ser um guia da comida para Ribeirão Preto e região. Mas o que de fato chama a atenção é a roupagem “Comer bem a qualquer custo”. Não, a proposta da Farofa Magazine não é exaltar a alta gastronomia e nem os gourmetizáveis. A Farofa quer mostrar que gastronomia está intimamente ligada a boa comida, que ela independe de valores, que pode ser um cozido feito em família ou um prato do restaurante mais famoso da sua cidade. Comer e beber têm relações mais fortes e viscerais do que o título de nobreza gastronômica.

A Farofa Magazine é uma revista sobre gastronomia, um guia culinário de Ribeirão Preto e região. Mas, mais que isso, é um manifesto, uma ode a todas as comidas e todas as bebidas, ao culto de juntar-se em torno de uma mesa para alimentar-se e todos os rituais, sentimentos e sensações envolvidos.

No episódio de hoje

No Brainstorm, quadro de entrevistas do Degêcast, convidamos as meninas da Farofa para falar um pouquinho da revista e do seu projeto editorial. Falando com a gente estão a Bia Amorim, empresária e publisher da revista; a Francine Micheli, jornalista responsável pelo projeto editorial; e a Thais Navarro, jornalista e designer, responsável pelo belíssimo projeto gráfico da revista. É de comer com os olhos – e com os ouvidos!

Nesse episódio, as meninas:

  • Falaram sobre os processos de criação e design da revista
  • Contaram um pouquinho da história do projeto
  • Expuseram as motivações e inspirações para executar o projeto
  • Falaram um pouco sobre gastronomia e o mercado editorial

Para conferir tudo isso e um pouco mais clica aí e ouve o episódio dessa semana! Lembrando de nos curtir nas redes sociais, elas são nosso ponto de divulgação. Compartilhe o podcast com seus amigos, não esqueça de assinar a newsletter e contar para a gente quais projetos te inspiram!

Links importantes

Para curtir a Farofa Magazine:

Farofa Magazine: http://www.farofamagazine.com.br
Instagram: @farofamagazine
Facebook: https://www.facebook.com/farofamagazine

Para curtir as meninas:

Bia Amorim https://www.facebook.com/biasamorim
Fran Micheli https://www.facebook.com/franmicheli
Thais Navarro: https://www.facebook.com/navarrothais

Ted Talk Show – Simon Sinek

Trilha sonora por Daniel Piquê (em ordem de aparição):
– The short of Nutcase
– Croak
– Colic
Todas faixas do álbum Boo! (baixe o álbum completo clicando aqui)

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter
Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

2 thoughts on “#32 [Brainstorm] Design Editorial da Farofa Magazine

    • ‘Magina, Bia, foi um prazer gravar com vocês sobre um projeto tão bacana que vocês trouxeram pra Ribeirão e para o mundo! Voltem sempre, as portas estão sempre abertas… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by