05 out

#32 [Agenda] HackRibeirão 2017

A cultura dos Hackatons e a geração de ideias inovadoras

Você já ouviu falar, sabe o que é ou já participou de um Hackaton?

O termo é a junção das palavras em inglês to hack e marathon  que significam sucessivamente “quebrar”, em tradução livre, e “maratona”. Juntas elas dão significado ao termo que hoje tem conotação de maratona de programação e solução. Nesses eventos  hackers, programadores, designers, profissionais da área de administração e outros se reúnem para desenvolver, explorar, desvendar linhas de códigos, discutir ideias e opiniões por horas, dias ou até semanas. Os principais benefícios desses eventos são a transparência e visibilidade nas atividades, bem como a divulgação de novos projetos e produtos que em geral, possuem a característica de “menos é mais”.

Seu primeiro formato, datado do final dos anos 90, era focado na produção de códigos e criptografias que pudessem melhorar o ramo da programação de softwares. Hoje as maratonas são organizadas com temas, regras, regulamentações, resultados e número de participantes específicos e, além disso, são eventos “relâmpagos” com 24, 36 e até 48 horas de duração.

No Brasil, os eventos iniciaram por volta de 2010 e se espalharam por todo o território nacional, sendo hoje considerado um dos melhores métodos para criar novos formatos, aplicações, produtos e soluções.  Com destaque para maratonas feitas pelos setores públicos como a  1ª Hackathon da Câmara Municipal de São Paulo e o Hackathon do Governo de Minas Gerais. Esses eventos visavam obter soluções simples para grandes problemas de cidades como São Paulo e Belo Horizonte.

Mas por que participar de hackatons?

Os principais ingredientes desse formato são o desafio, o networking e a diversão, elementos presentes durante  todo o processo. O ambiente, que deveria ser competitivo, é descontraído e o que se ouve são os burburinhos de pessoas discutindo ideias, propondo resoluções e criando linhas e mais linhas de código ou escopos de projetos. Por vezes, as intervenções dos mentores geram bagunça e novas ideias, e novamente o barulho de vozes baixas paira pelo ambiente. Outras tantas são as vozes dos participantes dos grupos trocando “figurinhas” num esquema de colab, muito diferente daquele velho formato corporativo em que o sigilo é muito importante.

O que salta aos olhos nesses eventos é a disposição dessas pessoas em passar horas privados de sono, arquitetando ideias, construindo algoritmos, pensando em formas de diminuir o impactos negativos da sociedade e criando opções viáveis a baixo custo. A grande maioria dos candidatos não ganhará a maratona, mas  o legado obtido, observado e reaproveitado desses eventos é ímpar e geram grandes resoluções, bons contatos e até grandes startups foram originadas de eventos como esse.

O episódio

E nesse final de semana o Degêcast esteve no Supera Parque conferindo de perto um evento desse, o HackRibeirão 2017, uma maratona de programação voltada a soluções de problemas públicos da cidade de Ribeirão Preto. O evento, que ocorreu nos dias 30/09 e 01/10, e ofereceu um circuito de palestras de capacitação, falas e mentorias aos participantes e ouvintes do evento a fim de solucionar alguns dos mais graves problemas do setor público da cidade.

Nesse episódio conversamos com Gabriel Britto, João Pedro de Oliveira, Renan Rocha e Victor Jorge, fundadores da organização estudantil Nexos Gestão Pública e organizadores e idealizadores dessa maratona. Falamos um pouco sobre:

  • A trajetória deles e da Nexos
  • A idealização e organização do evento
  • Alguns dos palestrantes, empresas e mentores que estiveram por lá
  • Qual o tema do evento
  • Quais setores poderiam ser beneficiados com o evento
  • Ideias ganhadoras e outras ideias que foram aproveitadas.

Tudo isso e muito mais você confere ouvindo esse episódio do nosso podcast.

Compartilhe com a gente sua experiência em um hackaton, conte-nos como isso impactou a sua vida e qual a importância de eventos como esses no contexto atual. Lembre-se sempre de nos dar o seu feedback, ele é muito importante para nós 😉!  Além disso, assine nossa Newsletter e receba nossa notificação antes que todo mundo. Curta e compartilhe nossas mídias sociais, elas são o nosso ponto de visibilidade. Indique o podcast a um amigo, produzimos conteúdo original e compartilhamos com vocês todas as quintas-feiras até às 23:59!

Se você nunca ouviu nada sobre o assunto aqui vai um compilado de informações sobre hackatons!

Sobre o que é um hackthon

Hackathon – o que é isso?

Fonte: https://blog.joaofarret.com/o-que-e-hackathon/

Sobre o Brasil nas hackatons

Hackathon da Nasa seleciona startups brasileiras

Foco na Carreira: Hackathons e a lógica startup na profissão

Sobre como funcionam e em que elas podem ajudar

Como realizar Hackathons pode mudar completamente a cultura, inovação e o futuro da sua empresa

 

Sobre soluções que podem se criadas através de hackatons http://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2016/11/quantum-promove-hackton-para-solucoes-de-mobilidade.html

Sobre cultura de hackatons
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/empreender-pme/hackathons-transformam-jovens-em-empreendedores-cajwqbbpxia68zs674nx5iu4p

Sobre hackatons famosas
https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/sao-paulo-recebe-primeiro-facebook-hackathon-brasil-4933830

 

Créditos

Degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast desenvolvido por estudantes e professores do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto – SP.

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visite nosso sitehttp://degecast.com.br
Curta a página do Degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter
Compartilhe esse episódio com alguém que poderá gostar do tema!

Assine o Degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute offline no seu celular ou computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by