02 jun

#14 – Compartilhar ou não compartilhar?

Vitrine do episódio 14, com logo do degêcast mesclado com imagem de William Shakespeare

Eis uma questão que nem deveria vir à tona, mas quem nunca teve medo de compartilhar alguma informação e ser passado pra trás depois? ¿Em um mercado informal, como o de design, compartilhar conhecimentos, técnicas, teorias e metodologias pode alimentar a concorrência de forma a prejudicar nosso próprio trabalho?

No degêcast #14 recebemos o designer Rodrigo Gianello para debater essas e outras questões sobre como o compartilhamento do conhecimento pode contribuir para enriquecer a cultura de design de mercados locais. O programa baseia-se no e-mail que recebemos do ouvinte Paulo Azevedo, de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Muito obrigado, Paulo!

O degêcast quer promover o design caipira e os designers espalhados por esse Brasilzão afora que batalham dia após dia para exercer a profissão nesse faroeste que chamamos de mercado criativo. Envie uma mini-bio para nosso e-mail contando sua história, o que você faz, quais são suas especialidades e suas principais queixas que nós a leremos no programa! Não esqueça de colocar um link para seu portfólio e seus contatos!

Errata:
– O Rodrigo trabalha em Los Angeles, não em San Francisco, como falado na abertura do programa.

Links citados:
– iTunes U da Immaginare
– Site do Paulo Azevedo
– Site da Immaginare
– Canal da Immaginare no YouTube

Trilha sonora por Daniel Piquê (em ordem de aparição):
– The short of Nutcase
– Croak
– Colic
Todas faixas do álbum Boo! (baixe o álbum completo clicando aqui)

degêcast, abreviação abrasileirada de Design Gráfico, é um podcast quinzenal desenvolvido por professores e alunos do curso de Design Gráfico do Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto – SP.

Mande comentários, sugestões, críticas e opiniões para degecast@gmail.com
Visitewww.degecast.com.br
Curta a página do degêcast no Facebook
Siga@degecast no Twitter

Assine o degêcast no seu celular ou no iTunes pelos links abaixo, dê play no reprodutor para ouvir agora ou faça download do arquivo mp3 e escute no seu celular ou computador.

2 thoughts on “#14 – Compartilhar ou não compartilhar?

  1. Oi pessoal, eu também acho que é bom compartilhar o conhecimento e que você não perde clientes ou campo de trabalho quando ensina o que sabe fazer… Gosto de ensinar o que sei sobre Premiere, After Effects e edição de vídeo no geral… o problema é que acho que não sou muito didático – saber fazer não quer dizer que você saiba ensinar.
    Quando ouvi este podcast lembrei de um amigo que, quando me via ensinando outras pessoas, sempre dizia “você pode até ensinar, mas guarda ‘o pulo do gato’ pra você”. Todo mundo conhece essa expressão, mas ele me contou a fábula:
    Uma onça viu o gato pular e pediu pra que ele a ensinasse a pular. O gato aceitou e logo ensinou vários saltos para a onça. Depois que a onça aprendeu todos os pulos que o gato ensinou ela pensou “agora eu pulo e pego esse gato!” Ela pulou mas o gato deu um pulo incrível triplo mortal pra trás etc para fugir dela. Aí a onça disse “Ei, esse pulo você não me ensinou!” e o gato respondeu “Se eu tivesse ensinado estaria frito agora!”
    Na minha área acho que o “pulo do gato” é a experiência. Muitas vezes encontro pessoas que sabem tanto quanto eu de premiere e after effects na teoria… mas não conseguem fazer uma vinheta ou edição que agrade o cliente da mesma forma que eu faria. E essa experiência é algo bem difícil de ensinar!
    Abraços!

    • Fala, Rodrigo! Que honra seu comentário aqui! 🙂
      Obrigado por compartilhar parte de sua experiência aqui no site!
      E eu sou prova viva de que você realmente age dessa forma: tudo que eu sei hoje sobre motion design e After Effects eu devo a você e ao Rafael Pinotti, na época que trabalhamos juntos em uma produtora de vídeo em São Carlos.
      Não que isso signifique que tudo que sei aprendi diretamente com vocês, mas porque aprendi os PRIMEIROS PASSOS com vocês, e todo o resto que aprendi (ralando, suando e estudando por conta própria) foi graças a esse pontapé inicial que tive: indiretamente responsabilidade sua! 😉
      Por isso só tenho a agradecer: por ouvir o degêcast, por comentar e compartilhar conosco, e principalmente por ter sido um mentor pra mim no início da minha carreira! =D
      Fique à vontade pra comentar em outros episódios, será sempre muito bem-vindo, e com certeza construtivo! =)
      Um abraço e até breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logotipo vertical Degêcast

Inscreva-se em nossa newsletter

Cadastre-se em nossa lista de e-mails para receber notícias, dicas e atualizações semanais sobre design, comunicação e tecnologia.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso! Obrigado por assinar nossa newsletter! :-)

Powered by